quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Encontro da Comissão Ampliada de CEBS - 03 e 04/08/2019


 Neste primeiro fim de semana de agosto, a casa de formação Nossa Senhora de Guadalupe mais uma vez acolheu líderes comunitários integrantes da comissão ampliada de CEBs da Diocese de Garanhuns/PE. Eram lideranças de 8 comunidades.
O encontro foi o segundo agendado para este grupo neste ano e tem o objetivo de alargar a instância deliberativa da Coordenação Diocesana de CEBs, possibilitando que um maior número de pessoas possa opinar e participar efetivamente da discussão e tomada de decisões importantes para o encaminhamento das tarefas relativas às atividades planejadas para acontecerem no decorrer de 2019 no campo em que nos cabe atuar.
Desta feita, o grupo debruçou-se sobre a seguinte pauta:
ü  Grito dos excluídos – informes relativos à data e atividades preparatórias para o engajamento das comunidades nas atividades que motivam e fundamentam a realização do evento.
ü  23ª Festa da Colheita – deliberações referentes à articulação, organização, levantamento de recursos financeiros e participação efetiva das comunidades antes e durante a concretização deste festejo.
ü  Intervenção Comunitária – ponderações sobre o problema do alcoolismo que se alastra nas comunidades e contribui fortemente para o afastamento dos indivíduos das atividades comunitárias e aumento da violência doméstica.
A inclusão deste último item da pauta se deu em face do desejo incontido de  promover mais um espaço de debate dessa problemática social que há tempos reclama a intervenção mais direta da comunidade eclesial, posto ser o alcoolismo uma doença que afeta a todos que aspiram restaurar o rosto de cristo (dignindade humana) indelevelmente refletido nas feições dos sofredores.
 Tal iniciativa, por sua vez, visa atender ao apelo contido no Documento nº 100 da CNBB, que nos impele a expandir nossa ação pastoral para além do altar e  deixar de nos ocupar apenas com as atividades internas da Eclésia,   para sermos uma igreja em saída que dialogue com o mundo.
Nesse sentido caminhamos e definimos estratégias para ampliação da discussão e enfrentamento desse problema em parceria com entidades, grupos, organizações que demonstram a mesma preocupação e agem evangelicamente, acolhendo, orientando e cuidando daqueles que são diretamente atingidos por tão grande malefício.
Terminamos o encontro, relativamente satisfeitos com as deliberações e esforços que temos feito para “sair da sacristia” (como dizia Frei Juvenal) e ir ao encontro dos sofredores e necessitados, como fez o mestre Jesus.  Que nessa empreitada, não nos falte a coragem e a fé... Assim seja!

Por Gláucia Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário