quarta-feira, 25 de abril de 2012

VISITA DE APOIO À COMUNIDADE MELANCIAS DE CALÇADO – DIOCESE DE GARANHUNS


O dia foi 15 de abril, a liturgia celebrava o domingo da Misericórdia. Acerto feito no encontro da Ampliada de novembro, partíamos agora para cumpri-lo na manhã desse domingo, Cida, frei Juvenal e Luzia. Luzia fomos pegá-la em sua casa no Sítio Várzea do Gado do município de Calçado. Com o pé ainda em recuperação do acidente sofrido ela embarcou alegremente. Foi ensinando o caminho. O lugar do encontro foi a Capela de São José, espaçosa e com sólida bancada. Como é do plano desses encontros de animação, a parte da manhã é reservada para as lideranças locais. Já encontramos o Marcos da animação musical, ensaiando com a esposa  Gena e o filho Davi. Vieram chegando os outros: Maria Fidelis, Luzinete, Zefinha, Clodoaldo, Rita, Gorete, Anunciada, Vanderleia, entre outros . Depois de breve apresentação das pessoas e seus ministérios, invocamos o Espírito Santo. Conduzimos o assunto para o tema Páscoa e pedimos que os presentes levantassem acontecimentos pascais ocorridos na comunidade, em suas vidas e no âmbito mais largo, no país. Para alegria nossa concluímos  que a Páscoa não acontece apenas nos limites da Igreja, vida desponta em muitos horizontes em luta constante com as forças da morte. A ressurreição de Jesus garante a vitória da vida. Refletimos sobre a Páscoa na História Bíblica, as várias etapas em que Deus interveio refazendo seu projeto de salvação, até chegarmos à plenitude  dos tempos, à vinda de Jesus que foi a cartada final.
“Para que o homem suba à sumas alturas, desce Deus do céu para as criaturas.” Sem cruz não há ressurreição, sem luta não há vitória. Cada cristão pelo Batismo é engajado no mutirão do Reino, para combater os sistemas egoístas  de morte e construir a fraternidade e a paz. Para isso fomos ungidos com os santos óleos  para viver o sacerdócio, o profetismo e a política de Jesus. Os músicos iam pontuando os intervalos com cantos pascais. Veio o intervalo maior para o almoço e nos despedimos. Nós da Comissão de CEBs o lauto almoço na casa de Fátima.
                Às três horas da tarde aconteceu a santa missa com presença maior da comunidade. Entardecia quando nos despedimos, agradecemos e voltamos apressados antes que o escuro nos surpreendesse. Deixamos agradecidos Luzia em sua morada e cortamos caminho na direção de Jupi.


Confira algumas fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário