domingo, 23 de setembro de 2012

ENCONTROS: GÊNERO E SEXUALIDADE Módulo 1e 2


Nos dias 10 a 12 de agosto e 07 a 09 de setembro aconteceu, no Santuário das Comunidades o curso sobre Gênero e Sexualidade. Participaram 30 jovens e adultos, principalmente das Comunidades de Camocim de São Felix, Riacho das Almas e Bonito.

Objetivos do Curso:
1.      Criar espaço aberto para discutir sobre a sexualidade e sobre os preconceitos e tabus que existem na nossa vivência diária
2.      A partir do conceito de gênero estudar o ciclo da vida: nascimento – infância – adolescência – idade reprodutiva – terceira idade.
3.        Promover atitudes de respeito ao corpo do ser humano, como ser integral, tanto o da mulher como o do homem.
O curso foi facilitado por Maria Helena Mützenberg, com uma metodologia eficaz, dinâmica e lúdica. As dinâmicas incluíram danças circulares, dramatizações, trabalho em pequenos grupos, orações e meditações. Houve grande participação de todos e todas.

Trabalhamos: o conceito de saúde integral com a ajuda das polaridades do símbolo ying yang e o ciclo da vida: o símbolo ying yang foi colocado no centro e as fases da lua ao redor, como referência às fases da vida.

Falamos do nascimento, da infância, da adolescência; refletimos sobre a diferença entre gênero e sexo; teve muitos esclarecimentos sobre os DST´s; estudamos os aparelhos reprodutivos e sexuais, o ciclo menstrual, planejamento familiar e todos os métodos contraceptivos com suas vantagens e desvantagens; estudamos sobre parto seguro e humanizado, os direitos da gestante e do pai; trabalhamos ainda, em pequenos grupos, a prevenção de cânceres do útero, da mama e da próstata; falamos da terceira idade, da menopausa e andropausa; assistimos a vários filmes: sobre câncer de próstata, sobre violência e religião contra as mulheres e o filme Duas vezes mulher.

O curso foi um sucesso, uma aprendizagem para o resto da vida, como alguém falou na avaliação. Houve muito respeito mútuo, e tabus foram vencidos. O curso despertou muito interesse de aprofundar o tema fazendo uma ligação com a bíblia, numa ótica libertadora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário