Local: Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste de Pernambuco.
Participação: Representantes das três Dioceses do Agreste.
Participação: Representantes das três Dioceses do Agreste.
Depois de uma longa caminhada, na peregrinação da vida, paramos aqui na tenda do Santuário das Comunidades para meditarmos um pouco. É o Natal das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste de Pernambuco.
Começamos a nossa caminhada do natal das Comunidades lá nos anos 80, peregrinando entre Caruaru, Camocim de São Felix e Pesqueira. Hoje estamos aqui reunidos no nosso espaço, fruto de um sonho realizado e construído por tantas mãos. Muitos ainda estão por aqui dando continuidade à história da vida das comunidades e outras já se foram...
Que Deus fortaleça nossa esperança e nosso compromisso, nos tornando resistentes na opção pelos pobres, nas lutas pela justiça, na construção da cidadania, na causa do Evangelho.
São muitas as provas que na vida servem para testar quem somos, a força que temos em nós e o nosso valor. Algumas vezes uma pedra gigante vem cair mesmo diante de nós... outras vezes são séries infindáveis de pequenos obstáculos no caminho... longas etapas que nos obrigam a seguir adiante sem descansar, em percursos onde quase nunca se vê o horizonte.
A agitação permanente em que vivemos leva muitos a desistir de encontrar referências mais adiante, mas é preciso que nos afastemos do tempo para assim encontrarmos a posição mais segura, elevando-nos acima dos momentos passageiros para os compreender melhor. No meio da turbulência é preciso ver para além do que se pode olhar... estabelecer os alicerces sobre o que é sólido, ainda que seja preciso escavar muito mais fundo do que o normal e confiar sempre em si mesmo e no poder de Deus sobre nós.
Não desperdices energia a tentar eliminar o sofrimento. Podemos combatê-lo e limitá-lo através da fé, mas o sofrimento faz parte da vida. Fugir dele é escolher não viver. Seja resistente. Lembra-te que Deus não está apenas no topo da alegria, está também no fundo da tristeza. Não estás só. Nunca.
Descubra a razão da existência de sua esperança:
Olhe para trás e veja que na vida sempre lhe foi dado mais do que você sonhou. Valorize as pequenas coisas. Veja que os seus desejos foram pequenos face às maravilhas que se realizaram diante de você, para você e em você... aprenda com tudo isso a renovar a sua esperança por dias melhores...
E assim preparamos os nossos corações para participarmos dos momentos celebrativos do 36º Natal da Comunidades.
Natal: Nasce no Caminho a Resistência e a Esperança do Povo.
Texto: Antônio Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário