Iniciamos o dia sentindo o agradável cheiro da terra, ainda jubilosa com as recentes chuvas, ouvindo o trinado dos pássaros e sentindo a suave brisa que paira nas sombras daqueles jatobás. Neste cenário rezamos e confirmamos na Palavra de Deus que o sonho de justiça e igualdade não foi inventado agora, mas é projeto do próprio Criador.
A assessoria contou com o profundo conhecimento e a contagiante simpatia de Evandro Alves, do Instituto Solidare, organização social que tem dado um inspirador exemplo na promoção do desenvolvimento sociofamiliar na periferia de Recife. Ouviam-no atentas numerosas pessoas de diversas cidades da região, sujeitas dos mais variados papéis: estudantes e professores, catequistas e crismandos, eleitores e vereadores, trabalhadores e sindicalistas, agentes de pastorais e de movimentos sociais… Enfim, uma pequena amostra do povo de Deus, que pôde aprofundar-se num debate tão necessário.
Saímos desse encontro com uma renovada carga de entusiasmo, revigorados pela certeza de que a esperança de um mundo melhor encontra eco em outros corações. Todavia, cientes de que não basta desejá-lo. De braços cruzados, não vamos moldá-lo. Um dos caminhos de ação discutidos apontou para o acompanhamento e fiscalização de políticas públicas em nível municipal, que já tem a proximidade como essencial vantagem.
A Escola Fé e Política Irmãos Juvenal Bomfim e Gabriel Hofstede agradece o apoio dos parceiros que tornaram possível a realização do evento como a Diocese de Garanhuns, Irmãs Franciscanas de Siessen e a Comissão Diocesana de CEB’s.
Texto: Luciano Alves
Imagens: Francielly Falcão
Nenhum comentário:
Postar um comentário