Gostaria de partilhar com o Regional NE II. o curso de liturgia rumo ao 13º Intereclesial de CEBs, que foi místico e profundo com o tema "Justiça e Profecia a Serviço da Vida". O curso aconteceu nos dias 28 a 30 de setembro 2012, na diocese de Crato-CE. Podemos destacar a diocese pela acolhida fraterna, solidária e preocupada com o bem estar de todos.
Estavam presentes pessoas de todos os estados desse lindo Brasil. Fomos recebidos pelo Bispo Dom Fernando Panico que nos abraçou dizendo: " quero transparecer a alegria pela presença de todos".
Liturgia momento culminante de um Intereclesial é o cume e a fonte de toda ação da vida da Igreja e por isso nos motiva a beber na fonte de Jesus. No Intereclesial vamos ao encontro dessa água viva como povo que tem sede, que passa pelo problema da seca, contexto geográfico, climático, pastoral e nos motiva a celebração litúrgica da nossa Igreja. Sairmos daqui com a ideia arrumadinha da liturgia como celebração pascal de Cristo que manifesta vida, realidade, esperança de Igreja que caminha, Igreja romeira, "Dimensão romeira " povo que caminha buscando justiça a serviço da vida, oferecer na liturgia manancial da água viva em Cristo. Faz parte do 13º Intereclesial fazer da liturgia a expressão maior da vida da Igreja."
Foram três dias de conteúdo sempre ressaltando o sentido maior da liturgia. Partindo do conceito, Liturgia vem do grego e significa "Prestação de serviço comunitário". O assessor Frei José Ariovaldo, nos levou a refletir que Deus é o modelo consumado do perfeito liturgo,
prestador de serviço. O amor-serviço de Deus é uma história sem fim. Pela liturgia, como celebração do mistério pascal, nós nos tornamos discípulos missionários de JESUS CRISTO nosso salvador, para que todos tenham vida e vida em abundância. Todo ambiente criado, preparado, planejado partilhado pelos padres Marcelino e Ivo, enriquecido pela acolhida do
Padre Vileci (nosso anfitrião e guia local) e pela participação de todos nós em mutirão, deixa a certeza do nosso compromisso rumo ao 13º Intereclesial, clamando e celebrando a " justiça e profecia a serviço da vida" que começa aqui e agora.
Nos despedimos, cientes e comprometidos com o desafio que temos pela frente, que é o de dar visibilidade a essa nova Igreja sinal de esperança e profetismo nos dias de hoje.
Amém, axé, auerê, a l e l u i a.
"Mais que comum dos dias, olhei o mais que pude os rostos dos pobres,
gastos pela fome, esmagados pelas humilhações, e neles descobri teu
rosto, CRISTO RESSUSCITADO " Dom Hélder Câmara.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário