No ultimo domingo 24 de março, mais uma oficina para lideranças de comunidades, no Santuário das Comunidades. Esta vez sobre o caminho do bem e o caminho do mal, sobre a benção, que é bem-dição, que é dizer o bem, e sobre a maldição, que é dizer o mal, "rogar praga". Estudamos 4 textos bíblicos de Gênesis, partilhamos nossos saberes, rezemos juntos e juntas, e percebemos como as antigas histórias continuam acontecendo na nossa atualidade, o que nos desafia na construção de um mundo melhor. Veja alguns registros:
No ultimo 23 de março fizemos no Santuário das Comunidades uma oficina de cultura popular, com a orientação de Nerisvaldo e Marinalda. Participaram 30 jovens, de Sapucarana, Riacho das Almas, Gravatá e Caruaru. Uma experiência nova, revelando talentos, resgatando aspectos de nossa tão rica cultura. Vejam as fotos
No último final de semana, a casa de formação Nossa Senhora de Guadalupe encravada lá no Recanto Franciscano - Sítio Cruz, sediou a primeira reunião ampliada da comissão de CEBs da diocese de Garanhuns.
Éramos mais ou menos vinte pessoas ( homens, mulheres, jovens e adolescentes) empenhados em conhecer e refletir o tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2019, que é: Fraternidade e Políticas Públicas: "Serás libertado pelo direito e pela justiça", lema inspirado no livro do profeta Isaías.
A agenda marcava 11 de março
início dos ”aulões” em preparação para o ENEM e vestibular na Comunidade Nossa
Senhora de Guadalupe – Sítio Cruz – Diocese de Garanhuns – PE.
Ideia que nasceu da necessidade
de oferecer aos jovens da comunidade e a quem se interessar provocação para
organizarem o tempo em torno do estudo e a enfrentarem as dificuldades que esse
“desgoverno” vai impondo aos jovens, negros, índios, mulheres... aos pobres. A
iniciativa é da Coordenação Diocesana de CEBs.
Iniciamos no último final de semana (de 08 à 10 de março) os nossos encontros de formação para lideranças das Comunidades, no Santuário das Comunidades, realizando o primeiro módulo da Escola Fé e Política. Aprofundamos o conceito de fé e política através de chuva de ideias, rodas de conversa, estudo de textos, apresentações de slides e momentos de oração. Falamos também do tema da Campanha de Fraternidade: Fraternidade e políticas públicas e vimos como esse tema ajuda a gente a perceber como a política e a fé não podem ser vistas isoladamente. É como o profeta Isaías muito bem diz: Serás libertado pelo direito e pela justiça. Na nossa sociedade atual os direitos são retirados e a justiça pisoteada. A Escola Fé e Política vai nos ajudar a compreender melhor a estreita ligação entre a nossa vida cotidiana e a nossa fé num Deus que diz: eu ouvi os clamores, conheço o sofrimento e desci para libertar. (Ex 3,7|)