quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um pouco da história.


O Santuário das Comunidades foi inspirado no sonho de organização e autonomia das Comunidades Eclesiais de Base.

Uma Comunidade Eclesial de Base é, como diz o documento final da Conferência Episcopal de Medellín (1968), “o primeiro e fundamental núcleo eclesial, ela é a célula inicial da estrutura eclesial e foco de evangelização e, atualmente, fator primordial da promoção humana e do desenvolvimento.” E o Conferência Episcopal de Puebla (1979) afirma: “As Comunidades Eclesiais de Base são expressão de amor preferencial da Igreja pelo povo simples”. E diz ainda: “As Comunidades Eclesiais de Base ... converteram-se em centros de evangelização e em motores de libertação e de desenvolvimento.”
O Documento de Aparecida (2007) fala que as Comunidades Eclesiais de Base têm sido escolas que têm ajudado a formar cristãos comprometidos com sua fé, discípulos e missionários do Senhor, como testemunha a entrega generosa, até derramar seu sangue, de tantos de seus membros.

As CEBs do Agreste de Pernambuco nasceram do Movimento de Evangelização, nos anos 70. Espalharam-se em muitas paróquias e foram, desde o começo, acompanhados por algumas religiosas que viviam em pequenas comunidades inseridas nos meios populares e por alguns padres. Logo no início sentiram a necessidade de estreitar as articulações, em vista de uma melhor organização das Comunidades. Formou-se um grupo de agentes de pastoral, que unia religiosas, padres, leigas e leigos oriundos das três Dioceses do Agreste: Caruaru, Garanhuns e Pesqueira. Esse grupo se reunia periodicamente para refletir e celebrar a caminhada das CEBs.
Durante a década de 80, a organização das Comunidades foi crescendo e começou-se a sonhar com um especo próprio, para a formação de agentes comunitários. Sentiu-se a necessidade de melhorar a formação, a articulação, a organização e a autonomia. E em maio de 1989 foi criada a Fundação das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste de Pernambuco. A Fundação recebeu o apoio dos três bispos do Agreste (Dom Tiago Postma-Garanhuns; Dom Manoel Palmeira da Rocha-Pesqueira; Dom Augusto Carvalho-Caruaru). Com ajuda de Dom Augusto, a Fundação conseguiu 10 um pedaço de terra, situado no Sítio Juriti, 5 km de distância da cidade de Caruaru, e nela a Fundação construiu ao longo dos 22 anos, seu centro de formação para animadores e animadoras das CEBs, e demais lideranças populares: o Santuário das Comunidades, hoje referencial para as CEBs da região.

Um comentário:

  1. Que legal saber disto!
    Me era desconhecido! Nos conte mais, toda a estoria! Estaremos atent@s!!!Nos envie fotos, nos conte a estoria!
    Meu email: ma.matsutacke@yahoo.com.br

    ResponderExcluir