quinta-feira, 16 de junho de 2011

IV Encontro de Jovens da CEBs - Diocese de Garanhuns


Nos dias 28 e 29 de maio de 2011, no Sítio Cruz na Cidade de Garanhuns – PE, ocorreu o IV Encontro de Jovens das CEBs; este contou com a participação de jovens das cidades de: Caetés, Correntes, Lajedo, Jurema, São Bento do Una, Terezinha, Paranatama, Pesqueira e de Garanhuns. O tema deste ano foi: “Juventude e Meio Ambiente: Para uma Convivência Sustentável com o Semiárido”. Este encontro contou com a presença do assessor Yure Paiva, da cidade de Janduís – RN.




Jovens participantes do encontro
 Além dos momentos de trabalhos de grupo e explanações, foi possível visitar algumas experiências na própria comunidade de Sítio Cruz, as quais são desenvolvidas no sentido de preservar e cultivar o Meio Ambiente. A primeira visita foi a uma família que tem uma produção agroecológica, na qual são desenvolvidas atividades no sentido de preservar o meio ambiente, produzir de maneira saudável o que garante uma melhor qualidade de vida. A segunda experiência visitada foi a do jovem Mir como é mais conhecido (Josemir), onde o mesmo faz um trabalho de coleta de lixo, que depois de selecionado é vendido adquirindo recursos para manter os times de futebol (masculino e feminino) da comunidade. Segundo Mir: “É preciso que todos tomem consciência de que necessitamos cuidar do meio ambiente; faço isso, pois gosto de futebol e não quero vê-lo acabado em nossa comunidade”.
De acordo com Cida e Frei Juvenal, Coordenadores das CEB’S na Diocese e Organizadores do Evento, o encontro visa possibilitar uma partilha de conhecimentos e aquisição de novos para que os jovens possam desenvolver em suas comunidades de origens trabalhos que possam fortalecer cada vez mais a sustentabilidade comunitária. Assim, “trabalhar essa temática é fundamental, pois necessitamos cuidar do Meio Ambiente, já que é nossa casa”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário