sábado, 26 de novembro de 2011

Do encontro de Mulheres ao 1º Encontro de Homens das CEBs - Comissão Diocesana (Garanhuns)

Não constava em nosso calendário. No 4º Encontro de Mulheres das CEBs, realizado em maio deste ano, sobre os cuidados com o meio ambiente, enquanto conhecíamos a experiência da família de Arnaldo (Rosilda, Getúlio e Ruana), no Sítio Cruz; encantadas com o cuidado com a água, as diversas formas de cultivar uma horta, cuidado com o lixo, uso de adubo e defensivo orgânicos, compromisso em aproveitar de maneira responsável tudo que a natureza nos oferece... As mulheres sentiram necessidade de que seus maridos conhecessem essa experiência e sugeriram um encontro de um dia só para os homens. Assim entrou em nosso calendário o Primeiro Encontro de Homens das CEBs.
Fabricação de sabão a partir do óleo já 
utilizado


Abertura do Encontro de Mulheres



Construção da Horta de Pavio 



Aconteceu no dia 25 de setembro. Acolhidos na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe por frei Juvenal e pela comunidade local, após a apresentação de um vídeo sobre  o meio ambiente, seguimos para casa de Getúlio com um total de 28 homens. Nas sombras das mangueiras haviam cadeiras e bancos no aguardo do pessoal e para acolher estava o casal: Arnaldo e Rosilda com seus filhos: Getúlio e Ruana.



Getúlio acolhendo a todos
Arnaldo, compartilhando a experiência do trabalho em conjunto
Atentos a partilha de experiências
           No primeiro momento que durou certa de uma hora e meia, a família falou de suas experiências e como se converteram ao uso respeitoso do meio ambiente. Tudo começou com Getúlio, um jovem de 21 anos quando decidiu participar do curso do SERTA
 em Ibimirim.

            Transformou seus conhecimentos em prática e envolveu sua família. Hoje são referência para o Serta e para a comunidade local e na região. Nós aproveitamos essa riqueza; priorizamos para nossas ações de 2011 – O cuidado com o meio ambiente – A casa da gente. Em todos os momentos que nos reunimos no sítio cruz para refletirmos sobre a temática, incluímos a reflexão e a prática, e lá estávamos nos recorrendo ao conhecimento e vivência da família de Getúlio.

Terminado o momento de exposição fomos conhecer as diversas experiências. O interesse foi grande, todos queriam ver e saber como fazer para viver em equilíbrio e harmonia com meio ambiente.
Voltamos para casa de encontro, o almoço, preparado por Helena e Chi já nos esperava. Terminado o almoço nos reunimos para colher impressões da experiência e avaliarmos mais uma iniciativa das CEBs. Todos estavam agradecidos pela oportunidade e animados para fazer em sua comunidade experiências semelhantes. Foi por todos considerado um momento rico e produzirá frutos.


Add caption






Nenhum comentário:

Postar um comentário