terça-feira, 10 de abril de 2012

Notícias de Hermínia, membro da equipe de assessores da Comissão Regional das CEBs do NE II


No início da semana santa, viajei para Floresta, a fim de trabalhar uns dias com Maria José. Na ocasião fiquei hospedada no Seminário de Floresta.  Conheci mais um pouco da ação pastoral de Floresta que encerrou em 2011 seu primeiro Sínodo Diocesano, espécie de concílio da igreja local, que durou 3 anos e construiu um novo rosto da igreja a partir do ver, julgar e agir. O documento final vai guiar aquela diocese nos próximos anos para implantar as propostas de ação definidas pelo sínodo.
O sínodo encerrou, de certa maneira, o período do episcopado de Dom Adriano Ciocca Vasino, que, em março de 2012, foi nomeado bispo da Prelazia de São Felix de Araguaia em Mato Grosso.
Visitei com Dom Adriano e Maria José , no dia 3 de abril, a ASSSU – Associação São Sebastião do Sítio Umburanas, no município de Jatobá, uma das 12 associações que a Diocese criou como projetos de geração de trabalho e renda. A ASSSU é a mais nova associação, formada por 12 mulheres, que trabalham na criação de peixe. Um trabalho desafiador, abraçado com muita garra e entusiasmo pelas mulheres que estão confiantes e dispostas para melhorar sua vida e a vida de suas famílias.   
Visitamos ainda a primeira associação criada pela Diocese e conheci Padre Antonio e Irmã Ivone, que acompanham todas as associações, dentro da construção contínua do espírito comunitário das primeiras comunidades cristãs.  Passamos na casa de padre Pedro Paulo, que acompanha outro projeto de criação de trabalho e renda, que está dando certo: o cultivo de alfafa, numa área de 6 hectares de terra.

A Comissão Regional das CEBs do NE II vai sentir muita falta de Dom Adriano, como pastor apaixonado por uma estrutura de igreja ministerial, que tem como modelo eclesial de referência as Comunidades Eclesiais de Base (Sínodo nº 85.7). Agradecemos a Deus pela convivência que tivemos com ele e parabenizamos a prelazia de São Felix com seu novo pastor, irmão dos pobres.

Um comentário:

  1. Dom Adriano é exemplo de serviço da verdadeira Igreja, não sou cristão, mas conheci dom Adriano em Floresta-PE, e de perto vi sua humanidade.

    ResponderExcluir