sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

TRÊS DIAS EM SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE















Em casa da Diocese de Garanhuns situada em São José da Coroa Grande (PE) reuniu-se a Comissão de CEBs do dia 15 a 18 de novembro para retiro, avaliação, e planejamento anual. A casa distante 200 quilômetros de nossas casas, o que assegura privacidade para nossos propósitos e, graças a Deus, fica a poucos metros do mar o que favorece algumas horas de puro lazer.

Já pagas as taxas de ocupação da casa, seguimos em três carros para São José da Coroa Grande, situada na costa sul de Pernambuco. Pelas nove e meia da manhã  estacionamos os carros à sombra de árvores centenárias e carregando a feira  e pertences pessoais, passamos a instalar-nos  no casarão.O resto da manhã foi para ocupar a casa, preparar almoço, descontar o sono perdido na madrugada, programar as atividades.

Depois do almoço que saiu às 14 horas e do repouso, nos reunimos para iniciar o retiro. Queríamos encontrar-nos com Jesus histórico, o dos Evangelhos, conhecer melhor sua proposta e para isso usamos um livrinho do CEBI de Minas com esse título instigante: Nasce, vive e morre na contra mão, atrapalhando o sábado. Refletimos os nove tópicos do livro a começar das 15h00 até as 18h00minh da quinta-feira; a seguir da 08h00min h até as 11h00min h da sexta-feira. A noite sempre aproveitada para o lazer, com baralho, dominó e comes e bebes. No sábado pela manhã fizemos avaliação. Lido o trecho de Lucas 7,18ss que é a resposta de Jesus à pergunta de João no cárcere de Herodes, partimos para o silêncio com algumas perguntas situando-nos no grupo e nos trabalhos assumidos pela Comissão. Das 16h00minh às 18h00minh fizemos o planejamento – 2013 e partilhamos projetos de intensificação dos trabalhos. À noite celebramos uma confraternização mais incrementada com amigo secreto e surpresas culinárias, o recreio estendeu-se  noite a dentro. 

Domingo juntamos todo nosso trabalho, sonhos e alegrias à memória de Jesus numa celebração bem partilhada que se estendeu sem pressa das 07h30min às 09h00minh. Daí em diante começava a arrumação da volta. Tempo livre para se despedir do mar, limpeza da casa. O almoço foi servido às 12h00minh às 14h30min entregamos as chaves à zeladora e fazendo jaculatória de sempre:  Jesus na frente, paz na guia, valei-nos Jesus, José e Maria. Pegamos a estrada de volta.

Confira algumas fotos:











Nenhum comentário:

Postar um comentário