sexta-feira, 20 de junho de 2014

VI ENCONTRO DE MULHERES DAS CEBs DIOCESE DE GARANHUNS – PE

Aconteceu nos dias 7 e 8 de junho  no Recanto Franciscano – Sítio Cruz, Garanhuns – PE mais um encontro de mulheres das CEBs com  representação de 12 comunidades para refletir sobre A mulher na Bíblia (Míriã, Débora, Judite, Ester, Maria) e a mulher na Igreja e na sociedade hoje. 

Após acolhimento feito por Frei Juvenal, rezamos, realizamos uma dinâmica de apresentação e frei Juvenal fez introdução ao assunto, situando-nos no contexto histórico da sociedade no Antigo Testamento e o contexto da sociedade atual. Dividimos-nos em cinco grupos cada um para estudar uma mulher. De maneira bem dinâmica os grupos apresentaram sua reflexão. 

O testemunho profético dessas mulheres nos levou a uma conversa muito boa e a um confronto com testemunho de mulheres de hoje. Lembramos de Bina da comunidade de Brejão do Araújo em Saloá apesar de não está mais conosco,  seu testemunho vive. Carmosina do assentamento de Serra dos Mares em Iati, também nos deixou um legado de compromisso na luta por terra, dona Tercina do Sítio Cruz, que também continua nos ajudando com seu testemunho, Irmã Auxiliadora (Clarissa Franciscana) uma grande defensora dos direitos dos pobres  muitas outras foram mencionadas.

 À noite assistimos ao filme do 13º Intereclesial enquanto comíamos petisco e tomávamos coquetel bem preparado por Gláucia. No domingo logo cedo após o café voltamos a nos reunir dando destaque para o compromisso político assumido no Batismo. Reflexão conduzida por Frei Juvenal e bem partilhada por todas. 

Participamos da Celebração Eucarística com a Comunidade e voltamos a nos encontrar para continuarmos a reflexão e avaliarmos. Na avaliação houve destaque para a qualidade da reflexão, considerada motivadora para a missão, a participação, a Celebração Eucarística foram outros pontos de destaque. Lamentamos algumas ausências embora justificadas. O encontro foi concluído com o almoço. Voltamos ainda mais animadas para a missão em nossas comunidades.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário