segunda-feira, 23 de outubro de 2017

21º Festa da Colheita - Diocese de Garanhuns -PE - Regional NE 2

            O ultimo domingo 22 de outubro, foi um dia de grande celebração para as CEBs da Diocese de Garanhuns. Dia de agradecer ao Deus da Vida os dons produzidos pela terra, a abundancia das chuvas depois de um longo período de seca e, dia de festejar o reencontro com os companheiros e companheiras de caminhada.
Mas a 21ª Festa da Colheita começou muito antes... em agosto já estávamos nos movimentos da articulação deste grande dia, a famosa rifa se espalhava pelas comunidades. Era um convite e uma forma de ajudar na manutenção deste trabalho. Os mutirões foram sendo marcados, o terreiro ficou limpo, a capela da Mãe Aparecida pintada, bandeirolas montadas, e tirinhas davam o tom festivo a todo o Recanto Franciscano. E assim, em mutirão a festa foi sendo construída. 
            O domingo começou cedo para as equipes de serviço, que com capricho davam os últimos retoques e se preparavam para acolher as comunidades. A estrutura de som foi sendo montada acompanhada de uma preocupação: faltava energia! Não deu outra, Djair seguiu para dar um jeito, e além de nos proporcionar o som, chegou com gerador de energia. Esse é um dos gestos que nos emociona e alegra por ter como parceiros pessoas tão especiais. Com o problema resolvido, era só a equipe de animação entrar em ação, e o grupo que começou com Rubens e Xico Esvael, foi ganhando força com o violão de Josenildo, a sanfona de Del e as vozes de Fátima e Paula.
            De longe e de perto, a pé, de moto, ônibus ou caminhão, o povo foi chegando e trazendo mais vida ao bosque dos Jatobás. A celebração teve inicio às 10h, presidida pelo nosso bispo Dom Paulo Jackson, que iniciou fazendo memória do testemunho de Frei Juvenal e do seu cuidado com a casa comum. A Entrada da Bíblia foi conduzida por alunos das três turmas da Escola Bíblica Frei Juvenal, e o ofertório mais uma vez emocionou a todos. Em caminhada os frutos da terra foram sendo colocados ao lado da Capela de Nossa Senhora Aparecida, homens e mulheres partilhavam um pouco do que colheram, partilhavam a esperança e a confiança neste trabalho junto aos pequenos.
            Ao final da celebração, o bosque ganhou mais uma árvore, um pé de Jacarandá. E outras tantas mudas e sementes foram abençoadas pelo Bispo, que a está hora já foram plantadas e deixarão o meio ambiente mais verde e feliz. Pausa para o almoço partilhado embaixo das várias sombras do bosque, e para as compras nas barracas.
 A tarde a animação e a cultura popular tomaram conta, Elvis emocionou com o cordel contando a história de Frei Juvenal, a turma de sítio cruz deu show declamando os versos de Glaucia sobre o Pentateuco. E o Samba de Coco Frei Juvenal levantou a poeira, envolvendo a todos numa linda mistura de ritmos. Forró e música boa não faltaram com a participação do Trio Gengibre e da dupla Léo e Jairo – nossos artistas da terra. Mas não parou por aí, a caravana do Bem Viver reuniu artistas de longe e de perto, e encantou a todos com a ultima apresentação da tarde.
Concluímos com o sorteio da rifa, muitos prêmios chegaram além do prometido no bilhete, ganhadores de várias de cidades foram contemplados com brindes. Mas o mais importante ajudaram a garantir a sustentabilidade de trabalho de formação, articulação e animação das CEBs em nossa diocese. Nossa gratidão a cada um, e nossa prece por bênçãos de Deus.
O dia findou e o bosque estava limpo, sinal de que o cuidado com o meio ambiente continua firme... As equipes com a alegria e o cansaço do dever cumprido seguiram para casa, e eu cá estou a reviver esses momentos olhando as fotos que partilho com vocês...

                                                                                Texto e imagens: Francielly Falcão





























             

Um comentário:

  1. Realmente um local mistico e uma festa linda organizada por pessoas que merecem todos os agradecimentos, uma comunidade simples e merecedora das Graças de Deus. Parabéns

    ResponderExcluir