terça-feira, 4 de junho de 2019

Escola Fé e Política de Garanhuns realiza segundo módulo da Turma 2019

RECADINHO MATUTO 

Eita que o mês de São João começou animado pras bandas do Recanto Franciscano, no Sítio Cruz. No primeiro dia do mês, a turma bonita da Escola Fé e Política Irmãos Juvenal Bomfim e Gabriel Hofstede foi pra lá se agarrar no estudo do “Antigo Testamento e o Sonho de Deus”. Comadre Hermínia se arrancou lá de Caruaru pra vir também se aboletar naquele rincão tão querido e conduzir essa empreitada.
O pessoal começou botando um cuzcuzinho no bucho pra aguentar o batente. Ainda bem, porque no salão de reunião foi um tal de dinâmica pra cá, leitura pra lá. O povo uma hora tava tudo junto rezando, outra hora tava espalhado nas sombras dos jatobás refletindo… Pense num lote de gente arretada! Na hora de partilhar no grupão as conversas, aparecia uns artistas. Era poesia, cordel, paródia e até teatro. Tinha até umas estrelinhas, Emilly e Luana, que deram um show declamando de pronto o capítulo 8 do primeiro livro de Samuel e mostraram que, no Sítio Cruz, santo de casa faz milagre sim.


Foi mesmo bonito espiar pra eles falando da história do povo de Israel com aquelas reviravoltas de deixar no chinelo essas novelinhas e também umas tal de série do Netfrix… Pois uma hora o povo tava rico, outra hora tava pobre. Parecia história de Chicó… Era muita coisa, mas matutando aqui ainda me lembro que eles falaram que o povo se organizava numa Confederação Tribal, depois invejaram os vizinhos e quiseram ter um rei que mandasse em tudo. Quando os reis faziam estripulias, apareciam uns caba arrochado que denunciavam tudim que tava errado. Eram os profetas. Olha, esses davam trabalho aos poderosos e abriam os olhos do povo, viu? Naqueles meio, chegou um rei do estrangeiro mais possante e mandou o povo simbora pra o exílio. Depois que voltaram da tal Babilônia já apareceram outras compricação…
Sei não, viu? Só vocês indo pra vê tanta riqueza de conhecimento. Mas não é só a cuca que funciona não. De noite fizeram um arrasta-pé, com uma quadrilha junina bem animada, comandada por comadre Roseane, de Caetés. Quem não queria mexer o esqueleto, não ficava sem mexer os músculos mastigando. Tome pamonha, pé-de-moleque, tapioca e outras comidinhas deliciosas.
No domingo, teve ainda a missa com o povo das redondezas e o estudo de um papé que falava de terra, teto e trabalho. Esse papa Francisco tá lembrando sempre desses direitos para todos. Pense num home que não tem medo de cara feia e tá dando o recado que muita gente não quer ouvir... Enfim, foi um final de semana de muito proveito. Começando bem direitinho esse mês tão abençoado. E viva São João!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário