quarta-feira, 21 de março de 2012

Comissão de CEBs da Diocese de Garanhuns visita o Assentamento São Francisco de Assis na Serra dos Mares – Iati.


 Convite feito e agendado, no dia 11 de março, seguimos para lá em cinco pessoas: Cida, Chi, Rubens, Del e Juvenal. O objetivo da visita era celebrar junto à comunidade dos assentados os 26 anos da conquista da terra. Chegamos para o almoço na casa da animadora Angelusia, filha de Gerusa.
Quando chegamos ao salão da Missa, lá já estavam algumas pessoas ensaiando sob a direção de Nivaldo, o profeta que nos acolheu com palmas e cantos.
Capela cheia, começou a festa com apresentações musicais e teatrais. Uma professora declamou uma poesia sobre a história da luta. O animador Nivaldo distribuía sabiamente as tarefas e participava cantando e dançando.
Uma das leituras da celebração foi o histórico da ocupação da fazenda Rancho Verde: a ação das famílias, entrando no latifúndio e plantando, a reação do proprietário levando a polícia, a solidariedade da diocese e de outros órgãos sociais em favor dos pobres. Os presentes que participaram da luta e resistência acompanhavam vidrados a memória dos fatos.
A missa transcorreu com muita animação. Ao fim, toda atenção foi voltada para o bolo, grande bolo; antes de parti-lo  e reparti-lo, algumas homenagens foram feitas e entregas de presentes aos frei Juvenal, Cida e Rubens. A professora organizou as crianças em fila e chegou a vez da repartição do bolo. Na frente da mesa feito altar, um monte de víveres era testemunha da amizade e gratidão daquela gente; era destina ao frei Juvenal e a Cida, o que nos fez refletir o seguinte. No começo da luta éramos nós, agentes pastorais que juntávamos víveres para acudi-los. Agora eram eles que, resgatados a um patamar digno de vida, pegavam do que eram deles para nos dar.
Voltamos encantados e evangelizados no cair da noite. Pense na dificuldade de desligar.



Serra dos Mares, 11 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário