terça-feira, 7 de abril de 2015

A Paixão, Morte e RESSURREIÇÃO de JESUS na Comunidade do Sítio Cruz.


É fato que sentiremos sempre a falta do nosso querido irmão Frei Juvenal e é fato também que existem momentos que a falta se acentua ainda mais. Já sabíamos que não seria fácil viver a Semana Santa sem a presença física dele. Graças a Deus essa falta foi atenuada pela presença de Frei Fernandes que chegou aqui no dia 27 antes do Domingo de Ramos para vivenciar todos os momentos da Semana Santa. 

Lideranças da comunidade se encontram antes para planejar; programação feita a partir das experiências anteriores: Via-Sacra todas as sextas-feiras da Quaresmas, reuniões nas famílias para realizar encontros sobre a Campanha da Fraternidade, Ofício todos os dias da segunda ao Sábado de Aleluia, confissão, visita aos doentes e idosos, Via-Sacra e Celebração da Paixão do Senhor na sexta-feira Santa, no Sábado Santo a Vigília Pascal e no Domingo a Celebração da Páscoa do Senhor. 

A Comunidade alegre agradece ao Senhor da VIDA pelo testemunho deixado por Frei Juvenal que continua e continuará motivando a Vida em Comunidade, a presença acolhedora e incentivadora de Frei Fernandes todos esses dias, ao Pe. Ivo pela confissão, ao Mons. José Augusto e ao Pároco Pe. Poul Anderson pela presença que oportuniza a comunidade a alimentar sua fé. 


Quem conseguiu chegar até aqui vai desfrutar de um lindo texto de Frei Juvenal em uma de suas mensagens de Páscoa: 


Outra vez celebra-se a Páscoa do Senhor. A travessia de três anos, subindo de Nazaré a Jerusalém terminou tragicamente com a cruz, mas foi seguida da Ressurreição gloriosa. Ele anunciou a que vinha: para que todos tenham vida em abundância. E foi o que Ele fez pelo caminho, quebrando as cangas que sujeitavam sua gente humilde: os cegos voltavam a ver, os aleijados andavam, os leprosos ficavam limpos, os surdos e mudos ouviam e falavam, os rejeitados eram acolhidos. Redentor, Salvador, Libertador, sua insurreição contra as cangas lhe custou preço alto: a cruz. A Ressurreição proclama que sua travessia foi aprovada definitivamente por Deus.
Hoje fazemos nossa Páscoa, nossa travessia na história, carregando a mesma Missão do Mestre: Refazer a Vida. Principalmente onde está mais ameaçada.
Possamos na curta trajetória que fazemos ir espalhando ações em favor da vida. Termine um dia a caminhada deixando o planeta melhor do que encontramos.
“Eu vou levando a minha vida assim, cantando e canto sim. E não cantava se não fosse assim, levando pra quem me ouvir certezas e esperanças pra trocar, por dores e tristezas que bem sei: um dia ainda vão findar. Um dia que vem vindo e que eu vivo pra cantar, na avenida, girando o estandarte na mão pra anunciar.” Vandré
Feliz Páscoa, feliz passagem, meu irmão, minha irmã
Frei Juvenal
















Nenhum comentário:

Postar um comentário