quarta-feira, 31 de maio de 2017

10º Encontro de Jovens das CEBs - Diocese de Garanhuns

"Somos todos iguais na diferença"

Reunir os jovens para refletir à luz da Palavra de Deus sobre os desafios da caminhada comunitária, e o inúmeros desafios próprios da juventude passou de uma necessidade em 2008, para um evento consolidado na sua décima realização - realizada nos dias 06 e 07 de maio de 2017. Esses anos reafirmaram nossa crença deu fortalecer a juventude em suas bases é fortalecer e garantir viva a chama das Comunidades Eclesiais de Base em meio as muitas influências desta sociedade plural e globalizada.

O comprometimento dos nossos jovens com o encontro começa sempre no ano anterior, quando no planejamento se reúnem em grupo e definem o tema. Para este muitas sugestões chegaram, todas direcionadas ao enfrentamento das intolerâncias que crescem em nosso meio. Machismo, racismo, homofobia, intolerância religiosa, ou preconceito de classe social estão dentro de nossas casas, nas escolas, e por vezes nas comunidades. Abraçamos a temática e construímos um final de semana especial cheio de convivência com as diferenças.

Pela manhã, os jovens das cidades de Paranatama, Saloá, Garanhuns, Lajedo, São Bento do Una e Correntes foram acolhidos pelos jovens da Comunidade do Sítio Cruz, que nos ajudaram também no momento de oração. Como de costume uma dinâmica de apresentação, que nos fez brincar um pouco com música e troca de experiências sobre a temática. Um contrato de convivência foi construído, e logo após a reflexão foi provocada pelo curta metragem O Xadrez das Cores. Nos grupos de trabalho diversos casos de preconceito foram dramatizados, e as discussões foram mediadas por Rubens Pita, Júlio e Ana Carla, educadores e psicopedagogos.

Máscaras e Rótulos foram colocados em pauta, e com muito bom humor desconstruídos. Ana Carla deu seu recado: "não podemos ser dependentes deles, e precisamos ajudar os que estão a nossa volta para que também percebam isso". Na noite cultural boas brincadeiras, e o Karaokê, porque já faz parte da tradição, é claro. O domingo começou com um momento orante na sombra dos jatobás, glorificando a Deus pelas diferenças, que somadas nos tornam uma grande família. Ana Carla continuou com a assessoria.
Em grupos sugestões foram dadas para o XI Encontro,  na avaliação só elogios a metodologia e participação de todos.

Junto com a comunidade participamos da celebração eucarística, fizemos a foto oficial, e entre risadas e abraços fomos nos despedindo. Animados para multiplicar nas bases e para um retorno em 2018. Acompanhe um pouco deste encontro nas fotos  abaixo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário