quarta-feira, 31 de maio de 2017

Escola Fé e Política realiza o Segundo Módulo com sua 5ª Turma - Diocese de Garanhuns


Maio é um mês simbólico na história da nossa Escola Fé e Política, nos traz a memória o seminário de abertura lá em 2012. Cinco anos se passaram e o sonho que começava a tomar forma naquele momento se consolida a cada turma, a cada novo módulo. A história do Povo de Deus, também faz parte de um sonho, O Sonho de Deus, e este foi tema do 2º módulo desta quinta turma, realizado nos dias 13 e 14 deste mês.


Crianças e adolescentes da Escola Bíblica Frei Juvenal,  trouxeram leveza e poesia para o estudo do Antigo Testamento, dramatizando passagens da história do povo hebreu, e reavivando a memória sobre os conhecimentos bíblicos. Aos poucos Cida Souza foi construindo uma linha tempo, refletindo a formação do povo, o caminho percorrido até a terra prometida, a experiência da sociedade tribal e os desafios da monarquia. Sempre fazendo um paralelo com a nossa contemporaneidade, reafirmando a opção preferencial pelos pobres feita por tantos profetas do nosso tempo, com um destaque para o trabalho do querido Frei Juvenal.

Afinal, qual o sonho de Deus para seu povo? Repetindo por diversos momentos essa pergunta, Cida nos ajudou a perceber o Sonho de Libertação que acompanha toda a história do Seu povo até os dias atuais, um Deus que vê e ouve os clamores do seu povo, que conhece seu sofrimento e desce para libertá-lo (Ex 3, 7-10). Destacou a presença das mulheres,  doces e corajosas, na efetivação deste sonho, e de como os profetas foram assumindo sua missão de denuncia das injustiças, e de anuncio de dias melhores, nesta longa caminhada.

Na avaliação do encontro não faltaram elogios e agradecimentos pelo jeito amoroso de falar do Antigo Testamento, e pela atualização do Sonho  de Deus. Foi sem dúvida um dia de oração e aprendizado. A noite cultural encerrou este módulo nos mostrando a beleza e dinâmica da partilha, com mesa cheia de gostosuras e vários momento de descontração construídos a muitas mãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário