terça-feira, 18 de julho de 2017

CEBs e Escola Fé e Política refletem sobre as "Mulheres Ontem e Hoje"


Julho chegou neste agreste pernambucano acompanhado de agradável frio, atrativo turístico da terra das sete colinas. O frio nos faz caprichar no agasalho, mas não só, nos dias 08 e 09 de julho caprichamos também no aconchego e na troca de experiências. Nestes dias mulheres das Comunidades Eclesiais de Base do Sítio Cruz, Paranatama, Canhotinho e Correntes, se juntaram a Turma 2017 da Escola Fé e Política Irmãos Juvenal Bomfim e Gabriel Hofstede, para refletir o papel da mulher ao longo da história, na Igreja e na Sociedade. Carla Caminha, da Diocese de Palmares e parceira da Escola Fé e Política, nos ajudou neste aprendizado.

Começamos a manhã provocando a reflexão sobre "Quem somos e quem estamos", aqui pudemos conhecer um pouco mais dos participantes, pais, mães, agricultoras, donas de casa, professoras, sindicalistas, felizes com o reencontro, angustiadas com o cenário político e apaixonadas pelas vivências do Reino de Deus em meio as suas Comunidades de Base. Numa tempestade de Ideias continuamos a fase de conhecimento, desta vez pontuando nomes e características de mulheres de ontem, que ao longo do tempo ajudaram a mudar a história e a construir uma sociedade menos desigual, bem como a de mulheres que ainda precisam enfrentar o machismo cultural em pleno século XXI.

Na tarde, entre conceitos e questionamentos sobre gênero, igualdade, equidade e políticas públicas para mulheres, nos pegamos na pergunta inicial  "qual o papel da mulher na sociedade?", e não só porque virou jargão nas redes sociais, reafirmamos que "é onde ela quiser". E nesta linha seguimos para refletir um pouco sobre mulheres na Bíblia - Débora, Ester, Maria mãe de Jesus, Madalena - mulheres que a seu modo ocuparam espaço de tomada de decisão e ajudaram na efetivação dos planos de Deus para seu povo.

A noite ainda em clima junino, muitas gargalhadas para montar a quadrilha, chocolate quente e bons papos acompanharam a confraternização. No domingo, um pouco mais sobre Empoderamento Feminino,  conhecer para melhor ocupar os espaços, refletir sobre direitos e deveres, para lutar sobre a efetivação de políticas públicas, garantir igualdade em nossos lares, trabalhos, comunidades... Participamos da Celebração Eucarística com a comunidade e após o almoço nos despedimos, na certeza de que cada despedida é o começo de uma nova missão..

Confira algumas fotos:










Texto e imagens por Francielly Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário