domingo, 17 de junho de 2012

As CEBs da Diocese de Caruaru promovem encontros com o tema: GÊNERO E SEXUALIDADE


Entre os dias 13 a 15 de abril e 25 a 27 de maio de 2012, 32 pessoas de várias idadedes participaram dos encontros de Gênero e Sexualidade no Santuário das Comunidades - Caruaru/PE, facilitado por Maria Helena Mützenberg. O curso tinha como principais objetivos: 
  • Criar espaço para discutir sobre sexualidade e preconceitos e tabus da vivência diária;
  • estudar, à luz do conceito de gênero, o ciclo de vida;
  • promover atitudes de respeito ao ser humano.

Confira um resumo dos encontros:


No primeiro final de semana, em abril, os participantes chegaram para o jantar e logo depois iniciamos o encontro, formando uma grande roda, dançando a mantra “movimento perpétuo”. Falamos da importância do círculo, da maneira de segurarmos nossas mãos no círculo e o sentido disso.
Após este momento cada participante recebeu uma tarjeta, escreveu nela seu nome é um símbolo em forma de círculo. Cada pessoa se apresentou, dizendo seu nome e o significado do símbolo, e colocou a tarjeta no centro. Em seguida foi feito o Contrato de Convivencia.

No sábado, dia 14 de abril trabalhamos:
"  o conceito de saúde com a ajuda das polaridades/discussão/apresentação do símbolo ying yang – equilíbrio / saúde integral
"  o ciclo da vida: símbolo ying yang no centro e as fases da lua ao redor referentes às fases da vida
Começamos pela fase da lua nova: semente / nascimento, e nos perguntamos: o que é nascer? O que é fundamental para nascer? Como deve ser a recepção? Respostas dos/as participantes:
O que é nascer?: recomeçar – romper – explosão – morrer – evolução – reencarnar continuidade – descoberta – brotar – sentir – libertar-se –aprisionar –se encontro do óvulo com espermatozóide.
O que é fundamental para nascer?  Ato sexual – amor – morrer – sacrifício – direitos garantidos – inseminação – decisão – libertação – planejamento – preparação – cuidado – respeito – políticas públicas. 
Como deve ser a recepção? Com amor, com carinho re afeto, com alegria, com responsabilidade, humanização, esperado pelos dois: pai e mãe, com cuidados.
Passando pela Infância, chegamos à fase da lua crescente: Adolescência/juventude-sexualidade. Aconteceu a dinâmica da laranja: Cada pessoa escolheu uma laranja e ficou com ela um tempo: olhando cheirando, tocando. Depois todas as laranjas foram misturadas e cada um foi convidado a pegar novamente a sua laranja. Houve em seguida um debate: como foi que vc reconheceu sua laranja? Todas são iguais? Foi difícil? Por quê? A facilitadora apresentou um cartaz que ajuda nas diferenças entre sexo e sexualidade.
Houve espaço para tirar dúvidas. Durante o encontro os(as) participantes depositaram tiras de papel com perguntas sobre o tema num cesto. As perguntas foram lidas e respondidas em plenário.

No domingo dia 15 de abril foram feitas mais algumas dinâmicas para esclarecer melhor a diferença entre gênero e sexo, e para falar das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
No final foi feita uma avaliação com as perguntas: O que eu não sabia? O que eu já sabia? O que deveria melhorar.


No segundo final de semana do curso sobre Gênero e sexualidade, em maio, trabalhamos as fases lua cheia e minguante, ou seja, a idade adulta e reprodutiva e a fase da mnopausa e terceira idade.


No sábado trabalhamos os aparelhos reprodutivos e sexuais. Foram formados dois grupos. Um grupo desenhou o aparelho reprodutor masculino e o outro, o feminino. Um relator de cada grupo apresentou o trabalho indicando a função de cada uma das partes. Em seguida houve um debate sobre cuidados, preconceitos e dúvidas. Trabalhamos também o ciclo menstrualplanejamento familiar e os métodos contraceptivos. Em pequenos grupos trabalhamos o pré-natal e o parto humanizado: os direitos da gestante no trabalho, no pré-natal, no parto, no pós-parto e os direitos do pai. Houve dramatização do parto tradicional e do parto humanizado. Trabalhamos ainda, em pequenos grupos, a prevenção de cânceres do útero, da mama e da próstata e assistimos um filme sobre câncer de próstata.
No domingo, refletimos sobre a terceira idade, com enfoque na menopausa e andropausa. Houve trabalho em dois grupos, seguida de plenário e debate. Assistimos o filme: duas vezes mulher.
No final foi feita uma avaliação. Formamos 4 grupos e cada grupo escreveu uma carta para seus amigos, contando sobre o curso: o que valeu, o que era motivo para participar do próximo curso que vai acontecer em agosto, o que não deu muito certo. As cartas foram lidas na celebração final, que aconteceu na capela do Santuário. Por ocasião da festa de pentecostes, fizemos a celebração destacando a força do espírito santo que habita em cada um/a de nós, e que nos move a assumir uma ética no seguimento de Jesus Cristo, em relação às questões de gênero e de sexualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário