quarta-feira, 27 de junho de 2012

CEBs da Diocese de Caruaru debate sobre Juventude e Combate às Drogas



Ao longo dos dias 04 - 06 de maio, o Santuário das Comunidades recebeu 32 representantes de comunidades, muitos com participação na Educação e nos Conselhos Municipais. O encontro teve como objetivos analisar a realidade regional, as causas e consequências do uso de drogas no interior pernambucano e criar agentes multiplicadores de informações na Comunidade, contamos com a assessoria de Roberto Pacheco.

 Num primeiro momento os/as participantes construíram o ambiente de acordo com o tema em questão. Colocaram no centro da sala de reunião objetos simbolizando o mundo das drogas: garrafas de cerveja e de cachaça, cocaína, cola, cigarro, pedra de crack, etc.  Foi feito um levantamento sobre a palavra “drogado”. A palavra drogada traz na mente da gente: dependência, exclusão, morte, destruição, busca, prazer, medo, preocupação, poder, jovem, escravo, ansiedade, ilusão, desequilíbrio, perda, solidão, sonhos, agressão, desespero, fuga, violência, dor, desafio, depressão, etc.
  
  As questões, relacionadas à adolescência, família e dependência de drogas, foram aprofundadas a partir de exposições dialogadas sobre os conceitos fundamentais e abordagens teóricas. Em seguida, as atividades foram direcionadas para os aspectos mais práticos da atuação dos participantes.  Houve discussões a partir de casos relatados, na sala de aula, no bairro, na comunidade, ou na atuação de conselheiros municipais.  O curso incluiu também vídeo-debates, com filmes como Crianças Invisíveis, sobre a situação de crianças em vários países. No domingo aconteceu uma oficina de criatividade, que contou com a produção de artefatos com sucata, focada nos temas do curso.
Na avaliação se destacou a importância da oportunidade de fazer a intercâmbio de idéias e práticas, reforçando assim a nossa esperança na formação continuada, de Liderançás Populares nas Comunidades e de todos os trabalhadores na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário