segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lançamento da Escola Fé e Política "Evangelho e Transformação Social"‏


No último dia 20/05, na cidade de Garanhuns, aconteceu o lançamento da Escola Fé e Política “Evangelho e Transformação Social”, uma iniciativa da Pastoral Social da Comunidade Cristo Redentor que conta com o apoio da Equipe Diocesana de CEBs de Garanhuns, Escola Fé e Política Pe. Humberto Plummen do Setor Pastoral Social da CNBB NE2 e do Centro Nacional de Fé e Política D. Helder Câmara. A programação iniciou-se com a apresentação das comunidades e pessoas presentes no salão do Centro Pastoral São Geraldo e em seguida a projeção do filme D. Helder – O Pastor da Liberdade, contando a história da atuação de D. Helder a frente da Arquidiocese de Olinda e Recife, na defesa dos Direitos Humanos, contra a Ditadura Militar e opção pelos mais pobres.
Com a inspiração da vida de D. Helder Câmara e seu amor pelo  Evangelho, foi composta uma mesa com o tema: “50 anos do Concílio Vaticano II - Aspirações, Perspectivas e Esperanças” com participação do nosso Frei Juvenal Bomfim OFM, Pe. Gabriel Hofstede CssR e Prof. Degislando Nóbrega, diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas da UNICAP, cada um falando sobre a importância deste Concílio para a vida da Igreja, desde que o Papa João XXIII a propôs como “aggiornamento”, ou seja, a atualização da Igreja às realidades do mundo presente.

Essa história foi contada a partir do ponto de vista de quem vivenciou este momento no Vaticano, Pe. Gabriel, e aqui no Brasil, Frei Juvenal, o Prof. Degislando, trouxe a visão do pesquisador trazendo os desafios e esperanças deixados pelo Vaticano II e que precisam ser retomados, não podendo ser esquecido, pois muita coisa ainda não saiu do papel e cabe a nós como Igreja – Povo de Deus, estudar, conhecer os documentos conciliares e dar vida às conclusões do Concílio.

O lançamento contou ainda, com a presença de Cida Souza, da equipe diocesana de CEBs,  D. Sebastião Armando, bispo da Igreja Episcopal Anglicana, e sua esposa Madalena, e representantes da Igreja Batista do Coqueiral e Escola Fé e Política Pr. Martin Luther King Jr (Recife), e do Pe. Francisco Gabriel CssR, pároco da Paróquia de N. Sra. do Perpetuo Socorro. D. Sebastião, que também vivenciou o Concílio como estudante de teologia em Roma, também foi convidado a dar seu testemunho do maior evento religioso acontecido no século XX.

Podemos dizer que foi uma verdadeira aula inaugural desta Escola que nasce com o objetivo de oferecer uma formação social e provocar os agentes de pastoral leigos a assumirem sua missão de cristãos, portadores da memória perigosa de Jesus Cristo, em um mundo marcado pelo individualismo, consumismo e corrupção. Torcemos para que esta Escola possa cumprir seu papel de formadora de opinião, participação, articulação e postura ética no agreste meridional de pernambucano. “Gente simples, fazendo coisas pequenas em lugares não importantes, conseguem mudanças extraordinárias.


Confira as fotos:
















Para maiores informações sobre a Escola Fé e Política “Evangelho e Transformação Social” entre em contato pelo endereço eletrônico: feepoliticaemgus@gmail.com

Um grande abraço a tod@s.

Rubens Pita (P/ Coordenação da Escola Fé e Política).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário