sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DELEGADOS/DAS DO VI NORDESTÃO DA DIOCESE DE GARANHUNS FAZEM REPASSE



Nos dias 04 e 05 de agosto, reuniu-se no Recanto Franciscano – Sítio Cruz – Garanhuns – PE a Comissão Ampliada das CEBs com o objetivo de repassar o VI NORDESTÃO para representantes de comunidades dos municípios de São Bento do Una , Lajedo, Jurema, Caetés, Saloá, Paranatama, Correntes, Lagoa do Ouro e Garanhuns.
                               O Nordestão aconteceu na Diocese de Itabuna dos dias 19 a 22 de julho de 2012. As reflexões foram a partir do tema: “Justiça e Profecia a serviço da Vida no Nordeste” e do lema: “Felizes os que são perseguidos por causa da Justiça, porque deles é o Reino do Céu. (Mt 5,10)”.
                               Como de costume nosso primeiro encontro foi na frente da Catedral onde nos reunimos e esperamos Arnaldo para conduzir-nos até o Sítio Cruz. Lá chegando o Irmão Juvenal nos acolheu com seu jeito franciscano de ser: simples, afetuoso, cheio de animação. Helena já nos aguardava com um gostoso cafezinho.
                               A oração seguiu a dinâmica do Ofício Divino das Comunidades; cheia de partilha da vida e da caminhada.

  Da Diocese de Garanhuns cinco pessoas participaram do VI Nordestão: Jorginho (Comunidade de Nossa Senhora Aparecida – Sítio Nambi – Paranatama-PE); Erivaldo (Comunidade de Santa Clara – Sítio Cupira – Paranatama-PE); Francielly (Comunidade de São Sebastião – Caetés-PE); Cida Souza (Garanhuns-PE); Frei Juvenal (Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe – Sítio Cruz – Garanhuns-PE). Terminado o momento de oração cada participante do Nordestão apresentou suas impressões sobre o Nordestão. Francielly concluiu com apresentação de um vídeo com fotos de vários momentos, dando desta forma, uma visão geral do evento.



                             

                               



 À tarde, em grupos, lemos e refletimos a partir do texto de Marcelo Barros sobre Profetas e Profetizas de Ontem e de Hoje. Um dos pontos mais altos do encontro foi a partilhas dos grupos, recheada de lindos e emocionantes testemunhos de vivência do profetismo, assumido por “gente simples que faz coisas pequenas e conseguem mudanças extraordinárias”. Destaque para alguns profetas que não estão mais conosco como: Dom Tiago Postma, Dom Hélder, Chico Mendes, Pe. José Comblim, Ir. Doroth... De nossa convivência muitos grupos destacaram o compromisso e testemunho de Frei Juvenal no serviço aos preferidos de Deus através do trabalho com as CEBs. Assim Jorginho expressou sua admiração:

 “Paranatama era escrava
Mas começou a mudar

Em 73 começou a se libertar
Com uma luz que Deus mandou
E essa luz que chegou
Foi nosso irmão frei Juvenal”.



Outros nomes foram destacados; homens e mulheres que com sua simplicidade revelam profunda intimidade com Deus e compromisso com a causa do seu Reino. É a Justiça e a Profecia a serviço da Vida. Assim todos/as no grande mutirão a serviço da construção de “um povo de irmão, uma terra sem males”. Concluímos a tarde com um momento orante.
                               Após a janta, a famosa confraternização a bandinha “Pior sem Nóis” que entrou em ação com muito forró, regado ao vinho para esquentar, pois o frio era demais.
                               Domingo – Dia do Senhor – iniciamos com o café da manhã, depois fizemos um momento gostosos de oração; louvamos ao Senhor por mais um belo dia e expressamos os motivos porque “eterno é seu amor”. Em conjunto organizamos a Assembleia Diocesana das CEBs a acontecer dos dias 14 a 16 de setembro, fizemos algumas comunicações, avaliamos o encontro considerado muito bom e animador da caminhada pessoal e comunitária. Para concluir uma animada Celebração Eucarística no jeito de ser da CEBs.
                               Após o almoço nos despedimos com a certeza de que em breve estaremos juntos/as para fortalecimento da caminhada.


Confira mais fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário