segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

22ª FESTA DA COLHEITA – FESTA DA PARTILHA – 21/10/2018


Assim que inicia o segundo semestre, começamos a focar nossas ações na preparação da Festa da Colheita. Ainda era julho e já iniciamos a entrega dos talões da rifa. Com a chegada do mês de outubro intensificamos os trabalhos em função da Festa. Cuidamos da articulação das comunidades, da preparação da Celebração Eucarística, do levantamento das apresentações culturais... criamos uma rede de serviços. Costumamos dizer que quem não se envolve na preparação não consegue ter uma visão completa da Festa.
Decoração dos espaços

No amanhecer do dia 20 umas 30 pessoas: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos chegam para preparar o espaço realizando um grande mutirão para limpar, enfeitar...combinar tarefas a serem assumidas no dia, preparar salada de frutas, mugunzá para serem vendidos na barraca das CEBs. A alegria desse momento é contagiante. É bonito de se ver a animação dessa moçada.



A natureza é sempre muito generosa e esse ano estava belíssima nos oferendo muita sombra, o verde era de encher os olhos!
À tarde chega Djair com as cadeiras e tendas. No domingo bem cedinho ele traz seu potente som. Djair é um parceiro nosso desde sempre. Assume esse compromisso de nos ceder o som como uma missão.
Getúlio e Ivan Leitão conseguiram mais de 350 mudas das mais variadas espécies para serem doadas e assim motivarmos o cuidado com o meio ambiente.
Um grupo de amigos que nem estão ligados diretamente às CEBs chegam na véspera para assumir durante todo o dia o funcionamento da Barraca: Sérgio, Socorro Matias, Socorro Lopes, Vera, Ana Lúcia, Maciana.

  

“O Sol nasceu, é novo dia!
Bendito seja Deus, quanta alegria!

Tudo pronto. Só falta acontecer. Palhacinhos a postos para acolher e cuidar do meio ambiente, equipe do estacionamento pronta para orientar os motoristas, equipe de animação no palco, equipe de saúde numa tenda no meio do bosque de prontidão com chás. Tarefa assumida pelo Posto de Saúde da Comunidade. Outra equipe aguarda com água de boa qualidade para refrescar e aliviar a sede, uma  equipe pronta para manter os banheiros limpos e cheirosos, gente recebendo as doações, gente preparada para filmar e fotografar, equipe de liturgia esperando a hora de atuar. Na cozinha uma equipe liderada por Helena trabalha desde a sexta preparando um delicioso almoço para as equipes de serviços e convidados de longe.
   

Ao espocar dos fogos, Gláucia em nome da Comissão de CEBs declara aberta a 22ª Festa da Colheita em seguida a Bandinha de Fanfarra da Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Sítio Tamanduá – São Bento do Uma entra tocando: “Eu sou feliz é na comunidade”.
Após o comentário inicial realizado por Jadson da Comunidade de São Francisco do Sítio Mocós – Paranatama – PE, deu-se início a procissão de entrada: coroinhas, leitores, ministros da Eucaristia, Frei Adriano, Pe. Antônio Carlos Pároco da Paróquia de São Luís Gonzaga e referência das CEBs da Diocese, Pe. Cícero Félix nosso Pároco da Paróquia de Santa Terezinha – Garanhuns – PE e Vigário Geral da Diocese de Garanhuns, designado por Dom Paulo para representa-lo.

   

Os cantos da Celebração deram um tom da caminhada das CEBs. A bandinha voltou a se apresentar acompanhando a entrada da Bíblia conduzida por Aninha da Escola Bíblica Frei Juvenal. João Vitor e Luana, também da Escola Bíblica, fizeram as leituras, Ana Maria da Comunidade São José no Sítio Melancias em Calçado – PE entoou o Salmo.
Durante a homilia Pe. Cícero destacou a importância das comunidades para a Igreja, destacou a necessidade de se viver a fé articulada com a vida e a política, a importância da Partilha...
(...)

   
O ofertório é um momento esperado pela beleza da Partilha. Espaço para junto com o Pão e o Vinho as comunidades ofertarem as doações em sementes, mantimentos...
No final da celebração: bênção e entrega das lembrancinhas, distribuição das bandeirinhas, um grupo de agricultores do Assentamento de Serra dos Mares plantaram um ipê branco como símbolo e compromisso com o meio ambiente.
Ao som a música de Zé Vicente: Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz, com a bênção e distribuição das mudas encerramos a Celebração.
   

Intervalo para o almoço. À sombra dos jatobás famílias se acomodam para partilhar alimentos trazidos de casa. No refeitório, equipes de serviços se organizam para almoçar.
No palco, comecinho da tarde, Gláucia, Rubens e Marcelo organizam e animam as apresentações culturais. Trio Gengibre, Juliano Holanda, Almério e Meyre Lemos nos agraciaram com música de boa qualidade, crianças do Sítio Cruz lideradas por catequistas fazem homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe, crianças da Comunidade de Santa Clara do Sítio Cupira – Paranatama, apresentam coreografia, a Bandinha sobe ao palco para homenagear Frei Juvenal, estudantes da Escola do Sítio Cruz arrasam com xaxado e Carimbó sobre a coordenação da Professora Luciana. Para concluir as apresentações muito forró com Rubens, trio Gengibre, Josenildo e Flávio.
       

Encerramos com o sorteio de um tanquinho, ventilador, liquidificador, garrafas térmicas, ferro. Todos doados por amigos.
Abraços, despedidas, belos comentários nos davam a certeza de termos realizado uma grande Festa. Nosso desejo é que tenha animado a caminhada das comunidades.

Em pouco tempo tudo limpo, organizado. Deus seja louvado, sempre!
Por Cida Souza - Outubro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário