quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

38º Natal das Comunidades - Alegria...Nasceu Jesus no meio de nós!


Quinta-feira é dia de #TBT!
 Pra quem não tá acostumado com o termo o #TBT é uma abreviação de Throwback Thursday, que, em tradução livre, significa "quinta-feira do retorno". E qual melhor dia para partilhar com vocês os registros do 38º Natal das Comunidades, senão este?  Venha descobrir como foi um dia lindo de partilhar a vida, celebrar as alegrias e alimentar a esperança:


“Alegria...Jesus nasceu no meio de nós!  Assim nos convidou a oração o tema do Natal das Comunidades de 2018, o roteiro das novenas como sempre foi construído em mutirão.  Experiências vividas no chão das dioceses de Garanhuns, Caruaru e Pesqueira, acompanhadas da Palavra de Deus iluminavam as reflexões e davam testemunho de Jesus no meio dos pobres. Pouco a pouco às comunidades foram contando novas histórias e se articulando para celebrar o 38º Natal das Comunidades, no dia 23 de dezembro de 2018. De longe e de perto, chegaram ao Santuário, trazendo suas histórias e alegrias, os dons artísticos, e o pão para partilha.

Na porteira estavam Pastores e Reis Magos acolhendo a todos, as crianças do pastoril e a banda completavam o tom festivo. Aos poucos a paisagem árida da caatinga, foi ganhando cor com a presença de cada um e cada uma. Os três palcos montados, e a dedicação de jovens de comunidades da diocese de Caruaru, ajudaram a dar vida à história do Filho de Deus que se faz homem no meio dos pobres. Os cantos que intercalavam o teatro nos motivavam a cantar a nossa história, na caminhada ouvimos a anunciação do anjo, a visita a Isabel, e silenciosamente José e Maria passaram por nós no seu burrinho. Assim nosso coração foi sendo preparado para o Nascimento! Já na tenda ao ouvir o choro da criança cantávamos “Glória, a Deus nas alturas”.

Dom Bernardino deu inicio a celebração eucarística reforçando que a fé em Jesus que se faz pequeno e caminha entre nós a mais de 2000 anos, é o que nos alimenta a esperança para enfrentar os tantos desafios da atual conjuntura. Nos convidou também a refletir sobre a atitude de Maria, que se põe a serviço de Izabel, na contramão do natal capitalista que nos rodeia, e pede que ao invés de dar presentes nos esforcemos para sermos presentes na vida das pessoas.

Nesse espírito os espaços do Santuário se tornaram uma grande mesa, famílias e amigos se reuniam em círculos para partilhar o almoço que trouxeram de casa, oferecendo com grande sorriso a todos que passavam por perto, aliás além da comida, muitos sorrisos foram partilhados neste momento (e registrados em fotografias). Os dons artísticos das comunidades ganharam o palco na tarde cultural, artistas com longa caminhada, e crianças soltaram a voz. Jovens trouxeram o movimento da carimbó e o gingado da capoeira. E um grupo plural de Paranatama trouxe  a batida do samba de coco.

A festa chegou ao fim com o sorteio dos prêmios, este ano foram muitos os premiados, mas ganhou mesmo foi quem pôde se alimentar da alegria estampada no rosto de cada um que se fez presente. Sigamos fazendo memória, e nos inspirando!

Um 2019 de muitas alegrias para todas e todos, e muita luta
Estaremos juntos partilhando a caminhada...
Francielly Falcão.



Todas imagens estão disponíveis em nossa página no Facebook: Acesse https://www.facebook.com/pg/SantuarioDasComunidades/photos/?tab=album&album_id=1470809936388145

Nenhum comentário:

Postar um comentário