segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Assembleia Diocesana de CEBS - Os Cristãos e as eleições 2018

   
Na sombra do jatobás, inspirados pelo testemunho de Frei Juvenal, representantes de Comunidades Eclesiais de Base de Garanhuns, Paranatama, Calçado, Caetés e Lajedo se reuniram nos dias 15 e 16 de Setembro de 2018 para partilhar e vida e estudar sobre o papel político de cada um diante da sociedade. Reafirmamos que nossa motivação é e sempre foi  o cuidado com os mais os pobres, e que é este cuidado que deve nortear todas nossas ações em função da política (Partidária e Social), a organização da pólis deve sempre estar a serviço dos prediletos de Deus. Neste espirito de cuidado Rubens Pita nos ajudou nas reflexões, explorando o material produzido pela CNBB - Sul 2: Os Cristãos e as eleições 2018 - "Alegres por causa da esperança".
   
O Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Pedro Igor, nos provocou ao desafio de dialogar com as juventudes sobre a política, e como nós CEBs estamos respondendo aos desafios do mundo urbano, fazendo um resgate de toda a temática trabalhada no 14º Intereclesial das CEBs. Em meio as esses questionamentos o olhar do Papa Francisco talvez seja um dos grandes sinais de esperança para os nossos tempos. A Assembleia tinha por objetivo também motivar as CEBs para celebrar a 22ª Festa da Colheita que como podemos ver aqui foi uma grande festa da partilha.

O tempo passou,  hoje olhamos para o tema da assembleia como "Os cristãos e seu papel político na sociedade", o pós eleições exige muitos mais de nós que antes. É hora de fiscalizar a efetivação das políticas públicas, de reunir nossas bases para alimentar a esperança e nos fortalecer com a Palavra de Deus... 2019 começa carregado de desafios, e em nossas bases que encontraremos forças para seguir...

Abraço Fraterno,
Francielly Falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário