sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Turma 6 – Módulo 5 “Doutrina Social da Igreja e Mulheres Ontem e hoje!


 
            Em um setembro marcado pelos desafios da campanha eleitoral, e os discursos de ódio contra as minorias, a Escola Fé e Política Irmãos Juvenal Bomfim e Gabriel Hofstede se reuniu no Recanto Franciscano – Sítio Cruz para alimentar a esperança; buscar pistas no Ensino Social da Igreja para efetivar a cada dia a opção preferencial pelos pobres, e se inspirar na vida de mulheres que conquistaram seu espaço e na contramão do mundo deixaram sua marca na história. 
 Os dias eram 22 e 23 de setembro de 2018, a mediação de Luciano Alves – membro da equipe de coordenação, Pe. Gabriel Hofstede – nosso patrono e Carla Caminha – da rede de assessores da Escola Fé e Política Pe. Humberto Plummen  mergulhamos. O sábado foi marcado pelo estudo do Ensino Social da Igreja, Luciano trouxe o histórico dos documentos da Igreja, sempre trazendo o contexto histórico em que cada um nasceu, bem como o perfil dos papas que os escreveram. Destacou os princípios básicos em relação a pessoa humana – suscitando uma discussão sobre dignidade e diretos humanos, e em relação a política – esta sempre como a defesa do bem comum. Pe. Gabriel trouxe para o debate toda sua experiência de vida, nos mostrando caminhos para efetivação destes ensinamentos. Nos lembrando que antes de mais nada é preciso amar as pessoas, só assim nos sentiremos responsáveis e cuidaremos de cada nas suas especificidades.
            No domingo Carla provocou a desconstrução de estereótipos relacionados às mulheres, e lembrou que os homens são corresponsáveis do processo de empoderamento feminino. Acalentamos nosso coração, mas era hora de descer do monte para missão... assim seguimos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário